Quem sou eu

Blog destinado à divulgação de notícias e ao debate acerca de temas relacionados à Seguridade Social brasileira (Previdência Social, Assistência Social e Saúde).

terça-feira, 15 de maio de 2012

Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados Federais discutirá o fim da contribuição previdenciária de inativos


Comissão de Seguridade Social e Família realizará nesta quinta-feira (17) audiência pública sobre a importância da aprovação da PEC 555/06, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores inativos. A proposta foi aprovada em comissão especial e aguarda votação pelo Plenário.
O debate foi proposto pelo deputado Amauri Teixeira (PT-BA). Ele diz que o objetivo da audiência é acelerar a tramitação da proposta, que “corrige mais uma injustiça contra os trabalhadores”.

Foram convidados:
- o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Álvaro Solon de Franca;
- um representante do Ministério da Previdência;
- um representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT);
- o presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Maurício da Costa.

Íntegra da proposta:



3 comentários:

  1. Boa tarde

    Por favor como ficarei sabendo desta informação referente a devulução do recolhimento do INSS para quem esta pagando, pago INSS desde que me aposentei, aproximadamente 15 anos.
    gostaria de ter um retorno
    Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Margarida,

      A devolução de valores administrativamente pelo INSS ainda não foi aprovada definitivamente. Trata-se apenas de um projeto de lei.
      Contudo, é possível pleitear judicialmente a "revisão" de sua aposentadoria para incluir as contribuições realizadas após a aposentadoria. Isso se chama desaposentação e pode proporcionar ganhos significativos no benefício.

      Caso queira mais informações sobre os procedimentos para se pedir a desaposentação, envio um email para debateprevidenciario@yahoo.com.br.

      att.

      Leomir Vieira

      Excluir