De
acordo com a Dataprev, empresa de tecnologia responsável pelo sistema, o
problema ocorreu a partir das 9h30 e atingiu todos os postos do INSS do país. A
falha, afirma, já foi corrigida.
Os
segurados não puderam ser atendidos, inviabilizando a concessão de benefícios
como aposentadorias, pensões e o atendimento para auxílio-doença.
O
instituto informou que quem foi prejudicado deve remarcar o atendimento.
"Para que os usuários que não tinham condições de esperar o retorno dos
sistemas não sejam prejudicados, o INSS irá considerar para a concessão dos
benefícios a data da entrada do requerimento", afirmou.
Ou
seja, um segurado que iria solicitar a aposentadoria ontem, mas que só
conseguiu reagendar o pedido para o mês que vêm, terá direito ao benefício
desde a data anterior, garantindo assim o pagamento referente a este mês.
Na
manhã desta sexta-feira, a data mais próxima para atendimento da solicitação do
auxílio-doença era no dia 21 de maio.
O
agendamento deve ser feito pela central 135 ou pelo site do INSS na internet.
A
Previdência não informou quantos segurados foram prejudicados.
Em
fevereiro, último período com dados disponíveis, foram requeridos 589.618
benefícios, o que dá uma média de mais de 31 mil por dia, considerando apenas
os dias úteis do mês.
fonte: Jornal Floripa - noticia original em http://www.jornalfloripa.com.br/economia/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=6784
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